Cartão do Turista

Descrição da Solução

Em resposta à necessidade de segmentação da oferta turística surge, paralelamente, a necessidade de se criarem perfis/estereótipos de turistas de acordo com o seu comportamento e hábitos de compra e consumo. Assim, considerou-se relevante a criação de um Sistema de Rastreio/'Tracking' de Turistas. Esta solução contempla um Cartão de Turista, integrado numa app móvel e servirá de suporte à definição de uma estratégia a médio prazo para o Turismo (por parte dos agentes envolvidos), nomeadamente através da obtenção de indicadores de apoio à gestão e planeamento turísticos. O Sistema Central (Gestor) do Cartão do Turista atua como um sistema de contabilização e monitorização de fluxos de turistas.

Com esta solução as entidades aderentes beneficiam do efeito de rede em que estão inseridas (e.g. através do 'crossselling'), de uma maior e melhor divulgação e promoção, mas também do acesso a estatísticas sobre os hábitos de consumo dos seus potenciais clientes, o que lhes permitirá melhorar a oferta. Em contrapartida, as entidades devem fixar um desconto mínimo para os portadores do Cartão do Turista. Por fim, o Turista tem como vantagens, entre outras, o acesso a descontos e a possibilidade de lhe ser prestado um serviço personalizado(nomeadamente, através da sugestão de entidades/serviços, guia de Pontos de Interesse, informação sobre eventos adequados ao seu perfil).

Cartão do Turista

Backoffice

O BackOffice permite que os Gestores de Conteúdos, Agentes Económicos ou outros Stakeholders relevantes no modelo de negócio definido para a região, possam:

  1. Gerir as ofertas turísticas (Produtos e Serviços);
  2. Aceder a ferramentas de Business Intelligence (BI) e Reporting avançadas.

A Gestão da oferta turística consiste na definição dos produtos e serviços a disponibilizar bem como os seus preços, características e outras informações relevantes.

As ferramentas de BI e Reporting avançado trabalham indicadores de apoio à gestão e planeamento turístico, tais como:

  • a contabilização e monitorização de fluxos de turistas;
  • dados aglomerados por entidade;
  • perfis de turistas por serviços e pontos de interesse visitados:
    • cultura / desporto / … / categoria, idade, género, nacionalidade;
    • tempo permanência;
    • dinheiro gasto no sistema (nível médio de compras);
    • períodos do ano com maior afluência;
    • tipo de viagem (business, shopping, family, …);
  • traçar percurso efetuado;
  • relatórios (por perfil / por entidade).

Integração com Aplicações Móveis

A integração desta solução em aplicações como a Concierge Hotel, por se tratar de uma App Mobile, além de permitir uma recolha de dados mais fidedigna, dispobiliza também um conjunto de funcionalidades que auxiliam os turistas:

  • Disponibilização de bilhetes eletrónicos (e-vouchers);
  • Obtenção de direções de navegação (de carro, a pé ou de bicicleta) para o local exato da atividade adquirida;
  • Recepção de alertas de promoções e de aviso da chegada da hora para a atividade.

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